"Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música. A música é tal qual como a recebemos: numa alma pura, qualquer música suscita sentimentos de pureza."

Próxima Apresentação:
.
.
.

Banmets - Banda Marcial da Estância Turistica de Salto

Artigo sobre Baliza

A BALIZA - (1)

Uma boa BALIZA pode ser o toque de classe na apresentação de uma Banda ou Fanfarra. Mas, mesmo que seu desempenho seja impecável, se sua atuação não for integrada ao todo, poderá ter efeito negativo a parte musical.
O conteúdo da apresentação: antigamente, a apresentação de uma BALIZA era basicamente ATLÈTICA; o seu perfil era de uma ginásta de solo. Posteriormente, as coreografias foram mais elaboradas e começaram a incorporar elementos do Ballé, Expressão Corporal, outros tipos de dança e a Ginástica Rítmica com seus aparelhos tão vistosos.
Assim, o perfil de uma BALIZA hoje é o de alguém que consegue ser ao mesmo tempo, uma "ATRIZ" completa com elementos de Dança, Ginástica, Habilidades com aparelhos e expressão corporal .
Claro que cada uma tem um talento dirigido para sua área e devemos respeitar, pois cada um tem um físico!
Em relação aos concursos, o importante é que tudo o que for feito pela BALIZA esteja integrado á apresentação musical da Banda ou fanfarra. Isso pode parecer simples num primeiro momento, mas, para que aconteça realmente, precisa de um cuidado especial na elaboração de sua coreografia.
Com um simples exemplo, pode-se compreender o que seria essa integração ou a falta dela: é comum, em trechos musicais lentos e suaves, onde a música convida à reflexão, as BALIZAS execultam sequências, que pela habilidade e expressividade, levam o público quase ao delírio, junto quando ele deveria estar ouvindo a banda. Ás vezes,o entusiasmo provocado no público por uma BALIZA é tamanho que sua ovação chega a encobrir o som da música.
Todos desejam seus instantes de glória,mas ,para isso,não é preciso encobrir o trabalho dos outros.
Basicamente,para se ter equilíbrio entre coreografia e música, pode-se utilizar os trechos lentos e em piano para sequência que enfatizem  as habilidades expressivas da BALIZA;  já as habilidades da Ginástica e da Dança precisam, normalmente, de trechos mais rápidos, ou fortes.
Quando mais bem-cuidada for essa relação, tanto maior será o impacto expressivo sobre o público.




O que é BALIZA?  

 Baliza é sinônimo de treino árduo, não se conquista nenhum resultado se não houver: disciplina - dedicação - força de vontade - muita pesquisa e tudo temperado com carinho e garra. Quem se propõe a exercer essa função, tem que gostar e querer muito seu objetivo, pois não é nada fácil aprimorar-se em todas essas técnicas, e o resultado é de médio a longo prazo.

Mas vale a pena sim ! Tenha certeza que ao conquistar sua vitória, descobrindo que poderá se superar sempre, sentirá sua capacidade e seu real valor.



" Importante lembrar que para as que estão iniciando, muito cuidado com o que fazem nas ruas  para não machucar seu físico!

Procurem alguém que possa dar as intruções corretas, cuidado com as mães e pessoas não preparadas que muitas vezes são técnicas das BALIZAS e mais tarde essas meninas terão sérias lesões"! 

Este é um comentário por eu ja ter ouvido várias histórias verdadeiras.
Ass: professora Roberta de Deus = BALIZA da FAMUTA

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BALIZA - (2)

A baliza de hoje já superou aquela figura que ficava na frente da corporação como um simples enfeite, hoje ela se apresenta como uma figura técnica que possui um trabalho de qualidade.
A baliza é na verdade um pouco bailarina, um pouco ginasta não que ela seja uma nem a outra, mas ela apresenta um trabalho que exige esses conhecimentos, não a técnica pura de cada um mas sim o conhecimento básico.
A qualidade do trabalho envolve a distribuição correta dessas técnicas para a formação das coreografias.
Meu objetivo ao formular esta apostila foi ajudar e incentivar todas as balizas, melhorando a qualidade e a técnica nas apresentações.

INTRODUÇÃO

A idéia de uma figura que fica na frente da corporação como um simples enfeite já não é mais conferida á baliza. Atualmente ela é a junção de bailarina e ginasta sendo necessário apenas os conhecimentos básicos nessas áreas.
A distribuição correta dessas técnicas classifica a qualidade do trabalho da baliza.
As habilidades serão desenvolvidas dentro de seus limites, como flexibilidade, agilidade, força, graça, expressão. A praticante deve estar fisica e mentalmente preparada para execução de exercicios determinados, tendo também boa observação.
A ginasta desenvolverá sua coordenação permitindo assim realizar movimentos intensos com fuidez e maior rendimento.
A coordenação está diretamente ligada a um tempo de reação e á velocidade, que está ligada ao movimento em seus diferentes planos.

VISÃO

A capacidade de perceber as formas e linhas nas suas proporções harmônicas e equilibradas são habilidades desenvolvidas pela dança.

PRECISÃO

A velocidade e a precisão na execução de certos movimentos controlam e disciplinam o sistema nervoso muscular e mental aumentando e fortalecendo o equilibrio interno.

COORDENAÇÃO

Exercicios tais como saltos exigem equilíbrio e força particularmente grande, fazendo trabalhar assim os músculos na sua capacidade máxima.

EXPRESSÃO

É o que transparece mediante a execução da baliza nos seus gestos, seu estilo é que deve ser desenvolvido nas aulas.

BALLET CLÁSSICO

O ballet clássico nasceu a renascença nas cortes médias e apresenta na atualidade um panorama bastante eclético que oferece diferente possibiidade de manifestação a intérpretes e criadores ao ballet clássico, entra na etapa moderna conduzido por coreógrafos geniais, dentre os quais se destacam Michel Fokine (1880-1942) e Vaslav Nijinsky (1869-1950)
Talvez você ache que não há o menor ponto de contato entre o ballet e uma medalha de ouro em ginástica numa olimpíada, entretanto a arte e o esporte estão no caso intimamante ligados ambos exigem de seus participantes o mesmo tipo de treinamento árduo, a mesma devoção, o mesmo ritmo, mesmo controle absoluto sobre o corpo. È a beleza dos movimentos, quer na arte no esporte é a mesma, basta observar uma bailarina e uma ginasta.

CONCEITOS
Considerando que a dança, a ginastica artistica (antiga GA).
E as ginásticas rítimicas desportivas são fundamentais a formação da baliza vamos nos aprofundar um pouco mais em cada área.

DANÇA

Partindo do principio de que tudo na via é movimento o homem é testemuna ativa de todo este movimento que o encanta expressando na dança suas necessidades seus sentimentos.
Os elementos essenciais para dança são a beleza corporal, a visão, a precisão, a coordenação, a flexibilidade, a tenacidade, a imaginação e a expressão.



UNIFORMIDADE

Fator de grande importância para a baliza, além de sua graça e elegância é o seu uniforme que a diferencia dos demais  membros da corporação.
Além das cores, que devem ser alegre, não cavado e proporcione á baliza liberdade na execução dos mais variados movimentos.

BELEZA CORPORAL

Através dos exercicios preparatórios exigidos pela dança, a postura do corpo é extraordinariamente, além da queima de gorduras, definição de musculatura  e a desentoxicação do organismo.
Melhorando a capacidade respiratória e dando segurança aos movimentos executados.

A DANÇA MODERNA

A dança moderna caracteriza-se pela inteira liberdade de movimentos e de expressão, mas com cuidado para não prejudicar a beleza de formas, de linhas e equilibrio estético.
A americana Izadora Duncam foi a pioneira na criação dessa nova forma de expressão, seu triunfo na Alemanha.

JAZZ
É uma concepção coreográfica para o jazz-norte americano com características de ritmo sincopado.
Para se ter um jazz de qualidade é necessário o conhecimento de dança moderna ou ballet. foi jerome Robbins, o grande gênio coreográfico americano, que encontrou no jazz o ritmo para que ele queria dizer.

O ESTILO LIVRE

Nada mais é que a mistura das técnicas dos estilos anteriores, sem seguir regras especificas, desenvolvimentos de uma forma mais utilizada pela baliza.

A GINÁSTICA ARTÍSTICA

A ginástica artística é um esporte, é uma atividade mental e fisica com regulamentação própria e aceita internacionalmente voltada para a competição atlética.
Diz -se mental e fisica porque é o pensamento que dirige a ação. É o pensamento que organiza o corpo para intervir ou agir. São várias as provas de ginásticas existentes provas essas diferentes para homens e mulheres.
Homem: ginástica de solo, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, paralelo, assimétricas, barra fixa.
Feminino: ginástica de solo, paralelas assimétricas, salto sobre o cavalo, trave de equilibrio.
Mas para o nosso objetivo que é baliza ficaremos especificamente com a ginástica de solo.
A GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA (G.R.D.) DEFINIÇÃO

A ginástica rítimica desportiva é um esporte muito vistoso e excitante, e está crescendo em popularidade
rapidamente nesse país, ela requer um alto de habilidade, flexibilidade, coordenação e elegância da executante, sendo particurlarmente atraente também para o expectador. A ginástica ritmica desportiva é baseada em movimento de dança constituidos de sequência de solo, executadas com pequenos aparelhos.
Os aparelhos utilizados são: bola, arco, maca e fita.
Existem outros tipos de aparelhos como lenços, bandeiras, bastões, mas não são oficiais na G.R.
Vamos conhecer agora um pouco de cada aparelho e algumas de suas particularidades antes de tudo vamos deixar claro que os aparelhos usados para competições de G.R. devem estar de acordo com as regulamentações ou seja devem ter o tamanho e o peso oficiais, mas isso não pode e nem devemos aplicar as balizas já que os locais de apresentações são sempre variados e imprevisíveis.
É importante sim, trabalhá-los corretamente e procurar manter algumas regras como empunhadura correta.
Realiza-se através da prática de exercicios de estímulos, a reação de velocidade é cada vez mais aprimorada, pois na Ginastica Rítmica todos os aparelhos possuem suas próprias características.
Para cada um deles é necessários um tipo de movimento e associar a este sua velocidade e variantes e seu tempo de execução para cada aparelho é preciso um tempo de adaptação motora, criando desta forma diferentes situações e experiências físicas que permitam chegar a movimento.
Damos a isto o nome de controle, sendo uma capacidade regular de ação, tempo e espaço com o decorrer do trabalho, a ginástica adquirira precisão, quem vem a ser o movimento controlado através das destrezas específicas da Ginástica Rítmica.
A executante deve aquecer bem antes de treinar com os aparelhos, pois dado um tendo suas próprias caracteristicas, o corpo deverá estar apto a desenvolvê-las.
Movimentação correta é movimentação coordenada, sendo que a mesma só será conseguida mediante uma boa forma.
A coreografia é a arte de compor movimentos e representá-los muito importante são os conhecimentos e o domínio das técnicas existentes nos três conceitos anteriormente, imprescindíveis, porém é a distribuição correta e equilibrada dos três itens, para que a baliza desenvolva seu trabalho harmoniosamente sem extrapolar, nem exagerar alguns item.

ORGANIZAÇÃO COREOGRÁFICA

Antes de pensar em coreografia, devemos mentalizar a música onde será realizada tal coreografia para fazer um estudo completo e realizar um trabalho harmônico, sugerimos a construção de um gráfico dessa música.
Sugestão de estudo na parte musical por meio de gráfico.
(0) - representa cada oito existente na música

( + ) - contagem irregular (ex: quando partes da música não vão até oito)

( =) - parte forte na música

( W) - parte mais lenta (suave)

Quando temos o gráfico montado podemos, em seguida escolher o aparelho que usaremos, pois combinar o elemento ou os elementos com a música e essencial para manter a harmonia coreográfica, sabendo onde temos na música as partes fortes e mais suaves distribuídos de maneira igual a dança,  e a ginástica combinando ao elemento.

Por exemplo, se eu tenho uma música de 5 minutos o máximo de aparelhos usados seriam dois, pois caso contrário estará perdendo muita música mostrando habilidade exclusiva com elementos, é importante deixarmos claro, que devemos esgotar totalmente dotados as alternativas de movimentação que o aparelho oferece como, por exemplo, quicar, lançar, rolar, etc.

Dança sem aparelho também é muito importante, pois existem passos que são melhores executados tendo as mãos livres, o mesmo se aplicando a ginástica artística muito importantes e fundamentais para complemento e enriquecimento da coreografia.

ESTUDO DO ESPAÇO

Para que a coreografia não fique cansativa, é essencial uma ocupação especial bem distriuida, ou seja não ficar com deslocamentos apenas usando as laterais, e sem variar com diagonais, círculos e oito, a criatividade não está apenas na montagem da coreografia, mas também na distribuição espacial que ela ocupa.
Em relação á direção do corpo existem vários alinhamentos que a baliza pode usar. alinhamento é a direção do corpo em relação ao espaço e os alinhamentos.

SALTO MORTAL DE FRENTE - EXEMPLO DE TÉCNICAS.

Procure sempre ganhar altura em um salto-mortal de frente, para obter o máximo em altura convém fazer a aproximação de uma distância de dez metros, durante o vôo há um movimento para frente, mas não convém fixar-se nesse ponto a execução, os exercicios descrevem o giro como sendo executado no ponto mais alto do salto, na realidade, entretanto, ele começa quase em seguida, a impulsão deve evitar-se qualquer tendência para esboçá-lo antes da impulsão. É essencial, ao começar a praticá-lo, que o giro seja feito o mais rapidamente possível, e somente quando já se atingir uma boa altura será possivel diminuir ligeiramente a velocidade do giro.
a) aproximação de curta distância para um salto bem alto com impulsão dos dois pés, evitar inclinar o corpo para frente durante o salto.

b) duas seguranças postam-se de pé na extremidade do colchão,voltados para o executante, o braço interno de cada um deles, são levantados para o executante, e levantando lateralmente os cotovelos flexionado e os punhos fechados com os nós dos dedos voltados para cima, seus antebraços devem ficar paralelos separados por uma distância aproximadamente igual á largura dos antebraços.

Uso dos Elementos:

ARCO : O arco permite uma maior variedade de movimentos, as empunhaduras vão variar de acordo com o movimento utilizado, mas as mais comuns são por cima e por baixo, alguns movimentos são:

Balancear, circunduzir, rotação, inversão, passagem atrás do arco,
lançamentos, recuperação.

MAÇAS: Acreditamos que o trabalho com as maças seja mais dificil de ser dominado, pois os mesmos movimentos precisam ser apreendidos com as duas mãos juntas. As maças devem ser seguradas entre o polegar e o primeiro dedo, mas o primeiro dedo pode ser estendido para baixo sobre o pescoço das maças para dar melhor empunhadura quando necessário.

Com as maças realizamos grandes balanceamentos, pequenos círculos, lançamentos, recuperações, batidas.

BOLA

A técnica de manipulação da bola é muito difícil de se trabalhar a apreensão deve ser praticada até se ter controle sobre ela para evitar que ela caia.
Em todos os elementos a bola ser equilibrada na palma da mão e nos  dedos , ela jamais deve ser curvada sobre o antebraço nem precisa ser agarrada é sustentada com os dedos.

As caracteristicas principais da bola são: O quicar e o rolar , mas temos também os lançamentos e recupera.
 
É utilizada para uma classe enorme de combinações que estimulam a aprendizagem e motivam a execução de saltos ágeis. A corda serve de obstáculo para que o aluno seja desafiado. Esse elemento é muito valioso pela sua fácil colocação, basta mudar sua posição para que o grau de dificuldade seja maior ou menor.
Apresenta portanto um grande número de possibilidade de saltos para que se desenvolvam o interesse, a  agilidade e a flexibilidade.
Colocando sobre o solo uma corda pode ser utilizada:

Estendida, curva, como serpente, circular, lançar, saltar e recuperar, etc.


FITA

As ações com a fita são similares aquelas com as maças, grandes movimentos dos braços ao nivel do ombro, pequenos movimentos de punho.
Lançamentos também fazem parte, mas são dificeis de executar bem, o problema está na dificuldade de se conseguir vôo suficiente.
A empunhadura do estilete é como um aperto de mão, com ele sendo mantindo entre o polegar e o indicador, o dedo indicador pode estar estendido para realizar alguns movimentos.

Balanceio, impulso, circundução, movimento em oito,

lançamento e recuperação, aspirais,ondas ,serpentinas.


IDÉIAS PARA UTILIZAÇÃO DO BASTÃO
Por ser caracterização da baliza, o bastão merece nossa especial atenção.
Como são observados regras de ginásticas, dança, G.R., também poderiam ser criadas regras para utilização do BASTÃO para que o trabalho da baliza seja mais enriquecido, proporcionando ao público um espetáculo completo.
Vejamos agora algumas ideias para utilização do Bastão:
* Rodar utilizando as duas mãos;
* Como lançá-lo;
* Passá-lo por entre as pernas;
* Passá-lo rodando ao redor do corpo, passando pelas costas;
* Passar pelo pescoço;
* Girando com uma das mãos passando por cima da mesma e
* Lançamento com o pé.
Essa são sugestões a serem discutidas para que a partir delas possam ainda serem criadas outras regras que venham acrescentar mais técnica e beleza ao trabalho da baliza, pois em alguns concursos temos observado a cobrança no tocante as técnicas de utilização do bastão.
O primeiro passo para criação dessas regras seria definir o tamanho oficial do bastão que deve ser medido desde o chão até mais ou menos a cintura de quem o utilizara.
Procedendo dessa forma, estaremos estabelecendo a relação proporcional entre a baliza e o bastão e ao mesmo tempo fazendo com que o trabalho da baliza seja visualmente harmonioso, pois a baliza não consegue trabalhar satisfatóriamente com um bastão nem maior nem menor que o estabelecido para seu tamanho.
Altura da Baliza = 1,50 /1,60   Tamanho do bastão = 90cm   Peso do Bastão = 300g a 400g.  Uma idéia:
Embora apresentamos exemplo de bastões com peso , o ideal seria manter o peso total em 300/400 gr, indenpendente do seu tamanho, para isso mesmo que a haste seja maior ou menor equilibra-se pelas extremidades.


FIM

Ademir Ruiz
Coreografo /Bailarino

(11)95101806/94901370